sábado, 5 de maio de 2018

ÉTICA REPUBLICANA E MORAL DOS VALORES



[...] O deputado socialista João Soares declarou hoje, no parlamento, sentir uma "grande tristeza" devido à desfiliação do PS do antigo primeiro-ministro José Sócrates, mas vincou a importância dos "princípios da ética republicana". [...]

In "Diário de Notícias" 
.
.
.
.A ética de forma geral, dizem os dicionários e as enciclopédias, é um conjunto de regras de conduta do indivíduo ou de um grupo; e quando o grupo em apreço é constituído por políticos que partilham os ideais republicanos, ideais que proclamam o primado da lei e a igualdade de todos os cidadãos perante ela, não aceitando que uns beneficiem de prerrogativas ou direitos assentes em razões de hereditariedade familiar ou títulos nobiliários, fala-se de ética republicana. A ética republicana é só isso, embora se espere dos republicanos que observem outras regras de conduta comuns a todas as ideologias políticas, filosóficas, sociológicas e por aí fora. Isto é, a ética republicana é um aspecto menor do que é a ética em sentido geral. Não matarás, por exemplo, é imposição bíblica, é uma conduta ética consensual para quem é e não é cristão e para a quase totalidade da humanidade, incluindo os republicanos, mas não é norma específica destes. O mesmo para não furtarás, ou não roubarás e por aí fora. 
O estranho é que os políticos republicanos falam destas normas como propriedade da ética republicana quando elas existiam muito antes da república, e os republicanos ainda estavam no cu dos franceses.
A ética que condena Sócrates não é, por isso, a ética republicana — é a ética tout court. E o Joãozinho, se não sabe isso e se limita a repetir chavões que não percebe, melhor faria estando calado.
A isto acrescento que o recado não aproveita só a ele — serve para todos os socialistas, muitos dos quais são zelosos vigilantes da ética republicana, mas fracos praticantes da moral dos valores, como a análise dos comportamentos demonstra.

Sem comentários:

Enviar um comentário