quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

GALILEU GALILEI

.
.
E PUR SI MUOVE
.
Se fosse vivo, Galileu Galilei faria hoje 454 anos. O homem que "tirou" a Terra do centro do Universo, nasceu numa família de músicos, fez os primeiros estudos em Florença e frequentou depois o curso de Medicina, que não completou, em Pisa.
Em 1609, ouviu falar de um instrumento, inventado na Holanda, que permitia ver os objectos distantes mais perto e muito ampliados. Rapidamente percebeu como funcionava e melhorou-o, conseguindo a ampliação de 8 vezes e, mais tarde, a de 20 vezes.
Mostrou que a superfície da Lua era acidentada e não lisa, como se ensinava, e descobriu os quatro satélites de Júpiter, ainda hoje conhecidos por satélites de Galileu, entre outras descobertas.
A teoria de que a Terra orbitava o Sol e não era o centro do Universo foi um drama para Galileu, perseguido pela Inquisição. Apesar disso, manteve a sua tese, através de uma frase que ainda hoje usam os intelectuais que estão seguros de uma qualquer teoria ou crença e não são acreditados: E pur si muove (E contudo move-se). Por exemplo, aos que dizem que o Benfica não é o maior, responde-se E pur si muove!
Os avanços que Galileu trouxe à Ciência foram muitos, mas talvez o seu maior mérito tenha sido o de não "quebrar" nos conflitos com instituições várias, da religião à própria Ciência tradicional. E pur si muove é o lema inspirado que deixou aos investigadores de todos os tempos.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário