sexta-feira, 26 de maio de 2017

EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO — A 8ª MARAVILHA DO MUNDO

.
.
.
A sonda Juno da NASA foi lançada no dia 5 de Agosto de 2011. Depois de pouco mais de uma "volta" elíptica  completa em torno do Sol, passando "por fora" das órbitas de Mercúrio e Venus, mas " por dentro" da órbita da Terra, avançou  para Júpiter, chegando muito próximo dele e para além dele, em 4 de Julho de 2016, há quase um ano uma viagem colossal.
Voltará mais vezes à proximidade deste planeta depois de órbitas elípticas, de 53 em 53 dias. Entretanto já tirou muitos "retratos" ao planeta e às suas auroras, motivo de grande interesse para os astrofísicos, eles lá sabem porquê. Eu não sei, nem sequer sei se tenho cabeça para saber. É a vida...
Mas a fotografia "animada",  à direita, é da emissão de radiação infravermelha, o que significará, penso eu de que, ainda há algum calor em Júpiter (eventualmente há muito e a minha admiração é careca).
A outra fotografia, ao lado, feita a 32.000 milhas de altitude e que parece um pastel de Belém, é do Polo Sul de Júpiter e todas aquelas "caracoletas" ovais diz quem sabe são ciclones, vejam lá! Aquilo é mais "ventoso" que a Praia da Caparica em tarde de "nortada"!
A parte triste da história é que, um dia, a sonda Juno, tal como a Cassini em Saturno, entrará na atmosfera de Júpiter, incendiar-se-á e ficará reduzida a pó — do pó da Terra vieste e... ao pó de Júpiter voltarás, ou coisa do género.
..


....

Sem comentários:

Enviar um comentário