sábado, 20 de maio de 2017

UM TIPO PERIGOSO !...

.

Os membros da American Psychiatric Association estão impedidos de se pronunciarem sobre o estado mental de políticos que não tenham observado pessoalmente. É isto fruto de um problema que ocorreu com mais de 100 psiquiatras e o candidato à Presidência Barry Goldwater, em 1964. 
Mas o Dr. John Zinner, professor de Psiquiatria na Universidade  George Washington, achou por bem alertar o povo americano — e de todo o mundo — para o perigo que Donald Trump representa para a Humanidade. E isto não é hipérbole pois, como escrevi recentemente, o bicho traz no bolso das calças a chave do maior paiol que alguma vez existiu na superfície do planeta Terra.
Segundo o psiquiatra, Trump tem um tipo de carácter típico, fruto de um problema de auto-estima; auto-estima insegura acompanhada de sentido de grandiosidade, do que resulta uma imagem contraditória do próprio.
A grandiosidade é nítida em declarações públicas como a de que "nunca se disse tão mal de um político em todo o mundo", ou a de que a sua posse "teve a maior audiência de que há memória". Isto acompanhado de projecção da baixa auto-estima nos outros, como quando despediu Comey dizendo que este era exibicionista (como Marcelo, digo eu) e um poser. Outros adversários, ou oponentes, têm sido chamados de "fracos", "falhados", "mentirosos" e "perdedores", quatro adjectivos que são projecções da própria  imagem.
Trump caracteriza-se também pela total incapacidade de se preocupar com os outros, a menos que o adulem, ou seja, só lhe interessa gente que o engrandece. Por isso, aquele de quem hoje gosta pode ser despedido amanhã. No minuto em que deixam de o engrandecer, ou de fazê-lo sentir-se bem, deixam de ter valor. Não aceita a crítica e culpa os outros quando as coisas não correm bem, como faz agora, culpando o staff por tudo quanto fez.
Mas o problema maior é a raiva. O psiquiatra acredita que é incapaz de ter remorso, ou assumir uma culpa, e susceptível a impulsos que o fazem vulnerável — ou nos fazem a nós vulneráveis — a uma iniciativa nuclear.
Segundo Zinner, as contradições do carácter do Presidente são características de imaturidade. Um indivíduo normal integra maus sentimentos e bons sentimentos de modo a ter balanço equilibrado. Isso não acontece com Trump — é muito imaturo, fruto da educação e do pai que teve.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário