quarta-feira, 26 de abril de 2017

O PAPEL AGUENTA TUDO

.

O The Times de hoje inclui um artigo intitulado "Exame do cérebro pode avisar doentes do perigo de morte" ou uma trampa assim — Brain test will warn patients of death risk. Em resumo, a peça sintetiza o estudo feito com ressonâncias magnéticas do cérebro de vários cidadãos, relacionando as alterações observadas com a sobrevivência dos examinados, até um horizonte de sete (7) anos. Portanto, vai-se ao médico perguntar se estamos para morrer amanhã, ou só daqui a três, ou seis, ou mais anos, com a certeza que morrer, morremos. É de morrinhanha esta!
E sabem porque é importante saber se estamos para morrer? Porque assim podemos tomar precauções! Não se trata de fazer testamento, ir ao confessionário, ou coisas equivalentes. Não senhor(a)! Trata-se de "emendar a mão" e não fazer asneiras, isto é, comer só cozidos e grelhados, não fumar, fazer desporto e não tomar a sério o frenesim de Marcelo.
Não lembra ao diabo! É a ciência ao serviço da ansiedade! O que será pior: viver em paz e um belo dia, daqui a três anos, "acordar" morto, ou viver seis anos a contar os dias que faltam para a consumação da sentença médica?
A primeira regra da Medicina, porventura a mais importante, é antiga — é de Hipócrates, está em vigor há mais de 23 séculos e diz assim: Primum non nocere, o mesmo que Primeiro, não fazer mal — ou seja, Antes de tudo, não fazer jericadas. E fazer ressonâncias para dizer aos incautos que vão morrer daqui a um ano, ou dois, ou... — quantos mais pior — é jericada de alto coturno. Como dizia um velho mestre que tive, o papel aguenta tudo; até os discursos de Jerónimo no Avante sobre política patriótica e de esquerda. É bem verdade!
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário