domingo, 26 de fevereiro de 2017

CIÊNCIA EM VÍDEO

.

.
Lisa Kaltenegger é Professora Associada de Astronomia e Directora do Instituto Carl Sagan na Cornell University. Apresenta o vídeo que pode ver em cima. O seu inglês é claro; diz aproximadamente o seguinte:
.
Quando se olha para o céu, vêem-se milhares de estrelas. Todas são outros sois e estamos a encontrar os primeiros planetas em volta deles. O meu campo de investigação é a astrofísica mas, na realidade, é o futuro do nosso planeta. Pela primeira vez na história do homem, temos a tecnologia para o investigar e descobrir.
Vim para aqui organizar um instituto pluridisciplinar com diferentes departamentos, de Biologia, de Química, alguém que constrói satélites para observar planetas muito distantes, pô-los a trabalhar em conjunto e usar os seus conhecimentos em tão diferentes campos com o objectivo de explicar como funciona um planeta habitável.
O que fazemos e fizemos, no Instituto Carl Sagan, foi observar 137 espécies diferentes de seres vivos e ver como reflectem a luz. Reflectir a luz significa que, se temos um planeta onde existem seres vivos na superfície, a luz do sol é reflectida em vermelho, verde, ou o que seja. Seria uma grande descoberta científica. 
A ideia de que pode haver um catálogo da vida em cores é excelente porque chegaria a muita gente com o envolvimento dos jornalistas.
Sinto-me feliz por mostrar às pessoas como a ciência se liga às suas vidas porque lhes pedimos para financiar a nossa investigação e para confiarem em nós. Muitas vezes, a Ciência é vista como matéria impenetrável mas, na realidade, não é. Constitui a coluna vertebral da sociedade e penso que contar a história de como é excitante e relevante é parte importante do trabalho dos cientistas actuais.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário