domingo, 29 de janeiro de 2017

POMO DA DISCÓRDIA

.
Ontem publiquei um texto de João Pereira Coutinho sobre o Desacordo, perdão, sobre o Acordo Ortográfico em que o autor salienta não ser a ortografia uma simples transcrição fonética. Na realidade, é fruto de muitos anos de evolução lenta e convencional, com alterações parcelares, justificadas por razões bem ponderadas e indiscutíveis. 

"Pegar" na ortografia em peso e alterar número incontável de normas duma assentada, está mesmo a ver-se que é burrice. O Professor Malaca Casteleiro melhor faria se ocupasse o tempo a matar palavras cruzadas, em vez de incomodar meio mundo — literalmente — com charadas ortográficas mal paridas. 
Tudo no mundo evolui, incluindo os seres vivos, mas a natureza é prudente e fá-lo devagar, não como aconteceu com o aborto em apreço.

Para ter uma ideia do que falo, chamo a atenção para o vídeo sobre o hífen, publicado em baixo. Nele se pode avaliar a irrelevância e dispensabilidade da maioria das alterações introduzidas por número restrito de personalidades menores desejosas de deixar o nome apenso a uma trampa que os devia envergonhar.
.
Clique na imagem para ver o vídeo (no fim da página)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário