domingo, 22 de janeiro de 2017

PERFIL DUM TRAPALHÃO

.

Sócrates já publicou dois livros, alegadamente da sua autoria, mas escritos na realidade, segundo consta, pelo professor de Direito Domingos Farinho. Diga-se  em aparte que, a ser verdade, é chocante um professor catedrático da Universidade de Lisboa prestar-se a tal embuste a troco de uns patacos, sejam eles muitos ou poucos — muitos, segundo parece (100 mil euros, diz-se). 
Mas Sócrates tem os miolos em permanente ebulição e, depois de dois "êxitos" editoriais de que comprou a maior parte da tiragem do primeiro, propôs-se voltar à carga com outro livro para calço de móvel com perna coxa. Agora seria para rebater a versão PSD/CDS das razões que levaram à queda do seu governo: 1) ter sido ele o responsável pela crise portuguesa; 2) ter aberto as portas à troika; 3) ter sido o Governo socialista que conduziu ao pedido de ajuda externa.  O título seria, por isso, "Os Três Embustes".
Desta vez, Zezito não quis  dar emprego ao seu assalariado e muleta intelectual, Domingos Farinho. Optou por um senhor chamado António Peixoto, editor do blog "Câmara Corporativa", que publicava textos laudatórios ao PS e a Sócrates, com o pseudónimo de Miguel Abrantes. Digo "usava" e "publicava" porque não encontro nada escrito no blog depois de Dezembro de 2015. 
Provavelmente, o patrocínio socrático cessou aí. Segundo os investigadores da "Operação Marquês", Peixoto/Miguel Abrantes recebia a avença mensal de 3.500 euros para manter o "Câmara Corporativa" e publicar os referidos textos laudatórios. O pagamento era feito por Rui Mão de Ferro, administrador e gerente de várias empresas de Carlos Santos Silva, a boa alma que emprestava dinheiro a Sócrates e anotava os débitos numa folha de couve. Provavelmente, o patrocínio de Zezito/Santos Silva acabou no fim de 2015 e Peixoto/Miguel Abrantes não será pessoa de trabalhar para aquecer e fechou a loja. Uma lástima e um prejuízo para a blogosfera!

Sem comentários:

Enviar um comentário