quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

"GUO NIAN"

.
.
O dia de Ano Novo na China, e para as comunidades chineses espalhadas pelo mundo, será — em 2017 — a 28 de Janeiro, dentro de três dias. O calendário chinês é lunar, começando cada mês com a Lua Nova. O  novo ano, como todos os outros até aqui, vai ter o nome de um de 12 animais: será o Ano do Galo, nome pouco tranquilizador para supersticiosos. A tradição chinesa é também seguida em países como a Tailândia, Indonésia, Malásia e Filipinas.
Na celebração das festas da chegada do ano repetem-se rituais contados numa fábula antiga. Niam era um monstro sanguinário que emergia no último dia de cada ano para destruir povoações e comer pessoas. Até que um velho sábio aconselhou o povo a assustar e afastar o monstro com grande ruído e muita luz. Naquela noite passaram os chineses a acender grandes fogueiras, a lançar fogo de artifício e a tocar bombos, de tal maneira que o monstro fugiu para se esconder na sua caverna. Outra versão fala igualmente de fogo de artifício, mas inclui decorações vermelho vivo, o que também passou a fazer parte dos festejos.
Desde então, no dia de Ano Novo, os chineses saúdam-se com a expressão Guo Nian que significa qualquer coisa como "Sobrevive ao Nian".
.

Sem comentários:

Enviar um comentário