domingo, 21 de junho de 2015

É A TERRA QUE ANDA TORTA !

.
.
Hoje, 21 de Junho, ocorreu o Solstício de Verão no Hemisfério Norte, às 16H38.  É o meu 76º Solstício de Verão, o que começa a tornar-se um hábito. Acho um péssimo hábito—pior que bater na avó, ou cuspir na sopa.
Em boa verdade, a culpa não é só minha. As coisas não começaram muito bem com a Terra. Parece que à nascença a massa do planeta estava mal distribuída e haveria muito peso fora do Equador—ainda não percebi se era acima ou abaixo, mas também não interessa agora. Com a força centrifuga produzida pela rotação, tais massas inclinaram o eixo da Terra, pelo que os pólos ora ficam mais longe, ora ficam mais perto do Sol com o movimento de translação e daí as diferentes estações. Imaginem que a inclinação era maior—os pólos ficavam onde está agora o Equador e o Equador ficava onde estão os pólos! Uma trapalhada para que não há pachorra!
Os chineses, gente engraçada, aproveitam estas coisas para se divertirem, e então, associam o Verão à fénix vermelha, ao som da gargalhada, ao coração e ao fogo. A última deve ter-lhes ocorrido depois de alguma visita a Beja durante o Verão—só pode.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário