sábado, 27 de junho de 2015

A CROSTA DOS CONTINENTES

.
.
.
A Terra é o único planeta conhecido com a superfície dividida em oceanos e continentes. Estes, chegou-se recentemente à conclusão, surgiram há 3 mil milhões de anos e, em média, estão cerca de 4 km acima do nível do fundo dos mares.
A crosta terrestre, na parte correspondente aos continentes, tem à volta de 35 km de espessura, em contraste com o fundo do mar, onde tem apenas 7 km, mais ou menos.
Os continentes surgiram em resultado do movimento das placas tectónicas, mas a sua superfície, constantemente sujeita a fenómenos de erosão e erupções vulcânicas, é hoje muito diferente do que foi. A Acrópole de Atenas, por exemplo, só surgiu 450 anos AC e a casa com vista para a dita, onde Varoufakis toca piano, come peixe grelhado e bebe vinho branco Santorini, é mais recente ainda.
Para chegar a estas conclusões, investigadores da Universidade de Bristol analisaram e dataram mais de 13 mil rochas da crosta terrestre—gabo-lhes a paciência!—embora não tenham ido ao ninho de amor—"Paris Match" dixit—de Yanis pianista, grande músico por sinal. Naturalmente, também ninguém estava à espera que os bristolenses fossem tirar um tijolo da casa de Danae Stratou que muito lhe custou a pagar—se é que já está paga!...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário