sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PRA TRÁS !

.

Acompanho com alguma apreensão e muita preocupação o caso das botas do prisioneiro 44 do Estabelecimento Prisional de Évora, como já se percebeu. Se a questão do cachecol do Benfica está resolvida—"Barbas" registou-se como visitante e já pode oferecer prendas ao Zezito—o mesmo não acontece com as botas, leio no "Público". O director do estabelecimento mantém-se irredutível e quer tirá-las ao engenheiro prisioneiro.
É má vontade, dizem os advogados, porque o regulamento só fala na proibição de botas militares e as do detido têm características de pantufas para conforto dos pezinhos. Acredito não se tratar de botas militares, pois isso é coisa que jamais entrou—ou entrará—em pé do Zezito, habituado que está a sapatos Gucci® desde os tempos de Vilar de Maçada. E por falar em Zezito, quero explicar porque lhe chamo assim.
Segundo os seus advogados, o juiz Carlos Alexandre nunca tratou Zezito por Sócrates, antes por senhor José Pinto de Sousa, o que acham coisa intencionalmente humilhante, pois o nome "Sócrates" é a imagem de marca do seu constituinte. Como não quero usar tal marca, pois em minha opinião, Sócrates há só um—o filho de Atenas—e Zezito não é filho de Atenas, nem gosta de Pinto de Sousa, uso o nome por que é conhecido na família, segundo revelou em tempos seu tio Júlio Monteiro, graça que é uma gracinha. Mas isto é um aparte que não interessa muito.
Interessa é que os advogados vão levar o caso das botas ao Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, o que nos parece legítimo, pois configura circunstância de clara violação de direitos, neste caso do direito de ter os pés quentes. Inclusivamente, o Artigo 21.º da Constituição por que nos regemos pela graça de Deus, prevê que "Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública." Assim, o Zezito tem até  direito a dar duas estocadas em quem quiser tirar-lhe as botas.
Como eu previa neste blog, que começa a assumir-se como local de oráculo, o caso das botas de Évora ainda vai acabar no Supremo Tribunal de Justiça. Se não mesmo no Conselho de Segurança das Nações Unidas. É verdade!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário