sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

MUITO BONITO !

.

O ano de 2015 foi declarado Ano Internacional da Luz pela Organização das Nações Unidas. Neste caso, luz refere-se à radiação electromagnética em geral e não apenas à radiação visível com comprimentos de onda entre 400 e 700 nanómetros, percebida pelo nosso sentido da visão. É esse frequentemente o significado de luz (light) em inglês, à semelhança de luas (moons) para os satélites dos outros planetas que não a Terra.
Toda a gente, organizações e instituições envolvidas em trabalhos relacionados com a luz colaborarão na troca de informação e na divulgação da maravilha que é a luz neste sentido alargado.
Em tal contexto, a NASA divulgou a bela imagem mostrada aqui em cima, obtida pelo Observatório Chandra X-ray—os raios X são radiação electromagnética e, portanto "luz"—e pelo telescópio Hubble, sensível à radiação visível. Trata-se da explosão duma estrela em fim de vida na galáxia Grande Nuvem de Magalhães, próxima da Via Láctea, de que é satélite.
A azul, na parte central, a emissão de raios X captada pelo Chandra X-ray, e a vermelho, na periferia, a radiação visível fotografada pelo Hubble.
À esquerda, a clássica decomposição da radiação visível nas várias cores que a constituem
.

Sem comentários:

Enviar um comentário