segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

É NATAL

.

Estamos a três dias do Natal, festa religiosa alusiva ao nascimento de Cristo que terá ocorrido no dia 25 de Dezembro, há 2015 anos. Na realidade, embora isso seja indiferente, parece que Cristo terá nascido, ironicamente, antes de Cristo (AC). Devido ao erro dum clérigo—cometido séculos mais tarde—a data estará incorrecta em alguns anos. Cristo, provavelmente, nasceu entre os anos 7 e 4 AC.
Quanto ao dia e mês, julga-se que há igualmente erro histórico. O Evangelho de S. Lucas refere-se a pastores a guardar os rebanhos à noite, prática habitual na Primavera quando nasciam os cordeiros. Assim, Cristo terá nascido—provavelmentena Primavera, entre 7 e 4 anos AC.
Outro ponto não esclarecido é o da Estrela de Belém, um dos ícones mais representativos do Natal. Há algumas dúvidas se existiu tal episódio astronómico. A única referência à Estrela é feita no Evangelho de S. Mateus e, mesmo aí, é vaga. Depois de falarem com Herodes, os magos partiram à procura do "Rei dos Judeus" e "viram aparecer uma estrela a Leste que se deslocou até ao local onde o recém-nascido estava".
Se foi assim, tratou-se seguramente dum fenómeno não natural, eventualmente divino—um milagre. A hipótese de ser um meteoroou estrela cadentenão faz muito sentido por ser muito fugaz, o que não corresponde à descrição bíblica. Outra possibilidade adiantada por alguns é de que teria ocorrido a conjugação de Júpiter e Saturno naqueles dias. E ainda de que foi uma supernova, fenómeno, como se sabe, correspondendente ao final explosivo e espectacular duma grande estrela. Na verdade, há registos chineses duma supernova na Primavera do ano 5 AC que foi observável durante dois meses. Contudo, estava localizada na constelação de Capricórnio e, nessa posição, não teria encaminhado os magos como é referido na Bíblia.
Em boa verdade, não interessam tais especulações "semi-científicas". Quem tem fé não precisa delas. Quem não tem, precisa ainda menos.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário