segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ERUPÇÕES SOLARES

.

Falávamos há três dias, a propósito da inversão do campo magnético da Terra, que este nos protege dos raios cósmicos e das partículas energéticas do Sol. O processo é sempre importante, mas é importantíssimo quando o Sol "arrota", como aconteceu na noite de ontem, às 4 horas, 56 minutos e 22 segundos.
A imagem em cima, obtida pelo Observatório Solar Dinâmico da NASA, que faz a monitorização permanente da nossa estrela, mostra a erupção solar dessa noite. Podem ocorrer auroras e outros fenómenos belíssimos nas regiões de alta latitude, por ionização das camadas superiores da atmosfera, mas o campo magnético está lá e protege-nos.
Em nota de rodapé, vai o aviso de que um jornal diz hoje ir o campo magnético da Terra mudar em 100 anos e que o Pólo Norte vai passar a Sul e vice-versa. Em primeiro lugar, não se sabe quando ocorrerá a mudança—e quando ocorrer, leva cerca de 100 anos a processar-se. Assim é que é. E, em segundo lugar, os pólos não mudam porque se trata de uma nomenclatura convencional que não depende do campo magnético, embora tenha alguma relação com ele.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário