segunda-feira, 29 de setembro de 2014

10 MIL MILHÕES DE ASNEIRAS

.
O Dr. Soares diz que leu um livro. Provavelmente não leu porque nunca deve ter lido um livro completo em toda a sua vida. A obra em causa é da autoria de Stephen Emmott, que o Dr. Soares diz pomposamente ser  professor catedrático em Cambridge, embora não saiba de quê. Emmott é bacharel em Psicologia e fez um doutoramento em Ciência da Computação—um especialista, portanto, em ambiente para o Dr. Soares.
O pasquim em causa custa 2,99 libras na Amazon. Sobre ele, escreveu a crítica do "Guardian": É pouco mais que uma apresentação do Powerpoint [...], semeada de erros, cheia de exageros e muito fraca no que respeita a ciência básica. A sua dependência em fragmentos copiados da Internet é chocante e comprometedora para os que se batem pela protecção do ambiente. Como era de esperar, os blogs dos cépticos do aquecimento já desmontaram o texto linha por linha. [...]
Falo nisto porque o título de tal mistela é "Ten Billion", sendo o ten billion inglês correspondente a dez mil milhões portugueses e refere-se à população mundial dentro de algumas dezenas de anos. Na realidade, pensa-se que o número nunca chegará a tal nível, sendo actualmente de cerca de 7 mil milhões, devendo começar a diminuir a partir de 2050. Contudo, surge agora outra análise estatística a dizer que não—a população continuará a crescer depois de 2050, sobretudo à custa da África, onde quadruplicará em relação ao valor actual de mil milhões. A da Ásia começará a decrescer depois de 2050 e no resto do mundo estabilizará. Mas, como todas as previsões estimadas, a margem de erro é grande e a incerteza a regra.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário