quinta-feira, 29 de maio de 2014

ARTHUR SZYK

.

Há 40 anos, o jovem rabi Irvin Ungar deixou-se deslumbrar com o trabalho de um judeu, imigrante polaco nos Estados Unidos, de seu nome Arthur Szyk (pronuncia-se Chique). Szyk era já conhecido dos leitores das revistas "Colliers", "Esquire" e "Time", que haviam divulgado obras suas antes, durante e depois da II Guerra. Fazia caricaturas no estilo de iluminuras medievais das histórias bíblicas, sobre o nazismo e os países do eixo.
Morreu em 1951 e foi praticamente esquecido desde então. Mas Ungar, que havia coleccionado metodicamente obras do artista, viria a fundar a "Arthur Szyk Society", para publicar monografias, catálogos e outros documentos,  organizar exposições nos Estados Unidos e no estrangeiro e manter um site na Net.
Perguntar-se-á a que respeito vem esta prosa a esta hora, neste dia e neste mês. Não vem a propósito nenhum: simplesmente, tal como Ungar, também eu fiquei encantado com as iluminuras de Szyk e não quero que elas possam escapar aos incautos leitores que fazem o favor de ler este blog.
Veja aqui algumas das obras de Szyk e dois vídeos e não deixe de visitar o site da "Arthur Szyk Society",  se não ficar satisfeito com o que mostro.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário