sábado, 19 de abril de 2014

SER REACCIONÁRIO

.

(Clique na figura para ler o artigo)

Lembram-se do Tamiflu®, aquela cangalhada para a gripe das aves comprada em 2005 por ene milhões, cuja validade era até 2011, passou depois para 2014, agora para 2020 e será prolongada até ao ano 3000, suspeito eu?  Está guardada em Alcochete, com segurança militar tipo Fort Knox, ainda não serviu para nada e consta que foi uma jogada do senhor Rumsfeld, antigo Secretário da Defesa dos Estados Unidos, numa negociata com o Laboratório Roche que lhe tinha comprado o barrete, tendo ele sido obrigado a mexer influências para o promover e vender a pategos como Portugal e até a países civilizados. É uma reserva estratégica da nação, diz o Director-Geral da Saúde!
Pois a "Cochrane Collaboration" inglesa fez um estudo do medicamento e diz que não presta! Só isso—em resumo, não presta! Igual, ou quase, ao Paracetamol. Em média, reduz a duração dos sintomas de 7 dias para 6,3 nos adultos e 5,8 nas crianças, o mesmo que o Paracetamol, não há evidência que previna a pneumonia e muito menos pandemias. Adicionalmente, tem efeitos secundários importantes, incluindo náuseas, dores de cabeça, alterações psiquiátricas, problemas renais e hiperglicémia (aumento de açúcar no sangue).
Carl Heneghan, professor de Medicina Baseada na Evidência em Oxford,  um dos autores do trabalho agora publicado, disse à BBC que, em sua opinião, os 500 milhões de libras gastos pelo Reino Unido em Tamiflu® não fizeram bem nenhum à saúde e podem ter servido para prejudicar muita gente.
Óh égua! Alguém comprará a trampa que está em Alcochete por dinheiro equivalente a metade do que roubaram aos pensionistas? Talvez a República da Guiné Equatorial.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário