segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CHOQUE E PAVOR

.

Falámos há dias da obra em construção no Sul de França, na região de Caradache, onde está a ser preparada a primeira "estrela engarrafada"; ou seja, a produção de energia através da fusão de hidrogénio pesado, o deutério, isómero que difere do hidrogénio porque tem um neutrão no núcleo. Poderá estar pronta dentro de uma década, talvez menos, e será a mais complexa máquina construída pelo homem. Chamar-se-á "International Thermonuclear Experimental Reactor", ou ITER, que significa "o caminho" em latim. Terá cerca de 100 metros de altura e pesará 33 mil toneladas, mais que duas vezes a Torre Eiffel.
No seu interior, numa câmara de vácuo, uma nuvem superaquecida de hidrogénio pesado será posta a circular em espiral, a velocidade superior a duas vezes a do som, "esturrada" por corrente eléctrica e bombardeada com feixes de partículas com energia suficiente para vaporizar um automóvel em segundos. O hidrogénio pesado será ionizado e atingirá temperaturas da ordem de 200 milhões de graus Celsius, mais de dez vezes a temperatura do núcleo do Sol. Nenhum fenómeno na Terra será alguma vez tão quente.
Os átomos do hidrogénio, em estado de extrema excitação cinética, colidirão uns com os outros e vão fundir-se, originando hélio e libertando quantidades de energia comparáveis à do Sol, constituída por calor, raios gama, raios X e um fluxo torrencial de electrões acelerados em todas as direcções—choque e pavor!
Não há substância capaz de conter tal coisa, sejam metais, plásticos, cerâmica, cimento, ou diamante. Será obliterada por magnetos supercondutores arrefecidos até 269 graus abaixo de zero—quase a temperatura do espaço distante!
E, se tudo funcionar como se espera, a fonte de energia é inesgotável—o hidrogénio faz mais de 75% da massa do universo e a energia assim produzida pode resolver o problema do planeta para os próximos  30 milhões de anos (deve chegar, por agora!).
O projecto é financiado por 35 países representando mais de metade da população mundial.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário