sábado, 21 de dezembro de 2013

VEM AÍ A LUZ !

.

Ocaso em Stonehenge

Hoje é o solstício de Inverno no hemisfério Norte e de Verão no hemisfério Sul: o ângulo feito pelo eixo inclinado da Terra e pela linha que une o centro desta com o centro do Sol é máximo no Norte e mínimo no Sul. Não tem a ver com a distância entre o Sol e a Terra. Aliás, será já em Janeiro que esta atingirá o ponto mais próximo da estrela—periélio—no movimento elíptico de translação.
Na hora de Lisboa, o solstício verifica-se às 17H11, marcando o início oficial do Inverno. Hoje é o dia mais pequeno do ano, ou seja, em que o Sol permanece menos tempo acima do horizonte. Daqui em diante, os dias começam a crescer. Diz-se que o Natal é a cristianização de uma festa tradicional anterior ao cristianismo, quando a luz vencia a escuridão e os dias começavam a ser maiores, simbolizando o renascimento. Por isso, o solstício foi objecto de construções  evocativas, como o famoso conjunto arqueológico de Stonehenge, erigido no Sul da Inglaterra  entre 2.000 e 3.000 anos AC, cujo alinhamento permite ver o pôr do Sol neste dia.
O solstício de Inverno, em tempos de sobrevivência difícil, marcava o início da viragem para uma vida menos difícil e desconfortável. Não se pode dizer mais fácil e confortável. Os tempos eram outros. Difícil isso, mas piores que os de hoje, seguramente!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário