domingo, 22 de dezembro de 2013

ÁRVORE DAS PATACAS

.

Árvore das patacas é uma figura de retórica. Não existe tal coisa. E daí... talvez exista! Não propriamente árvore das patacas, mas parecido.
Na Austrália descobriu-se que nalguns campos de eucaliptos as folhas destes têm ouro. Não muito, apenas 80 partes por mil milhões do peso, mas têm. São plantações situadas sobre reservas de minério do metal, por vezes a grande profundidade—mesmo 30 ou 40 metros. Na procura da água, as raízes chegam até lá e absorvem o ouro dissolvido a partir do minério. Depois, distribui-se por toda a planta, mas é nas folhas que aparece em maior abundância.
E qual é o interesse disso, perguntar-se-á. Naturalmente, ninguém faz fortuna com o ouro das folhas dos eucaliptos; mas pode ficar rico se os tiver porque é o método mais barato de fazer a prospecção do metal: é indicador seguro da existência do minério no solo subjacente.
Portanto, se tem eucaliptos, deve o leitor pensar em analisar as respectivas folhas. Se tiverem ouro, não faça muito alarde. O Big Brother, ou Ministério das Finanças que é a mesma coisa, está atento e, ainda antes de abrir o primeiro furo, já tem o terreno expropriado.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário