quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CIGANOS

.

Manuel Valls, Ministro do Interior da França socialista, disse há dois dias que os ciganos têm um estilo de vida muito diferente dos franceses e deviam regressar à Roménia e à Bulgária. Ontem, acrescentou que a França não tem vocação para acolher toda a miséria do mundo.
Por seu lado, o Presidente da Câmara de Saint-Étienne—socialista—declarou que o problema dos ciganos não se resolve multiplicando o alojamento. "Eles não falam a nossa língua, instalam-se onde calha em condições higiénicas e de segurança perigosas para eles e para os outros e desesperam os vizinhos".  
O seu colega de Toulouse fala da instalação anárquica de campos de ciganos que geram situações de tensão horríveis que não se podem negar, nem resolver. Vários outros presidentes dizem a mesma coisa e apoiam Valls.
Com excepção da Ministra da Habitação, o resto do Governo ouve e cala, tal como Hollande, que ainda não teve tempo para se debruçar sobre o problema. O Partido Socialista Português também não comentou ainda. Deve estar a estudar a matéria. Se fosse no tempo de Sarkozy, a matéria já estava mais que estudada e comentada. Falta a última e definitiva palavra sobre o assunto: a do Dr. Soares—quando falar, o dossier fica encerrado.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário