domingo, 21 de julho de 2013

'HOAX PICTURE'

.

A fotografia aí em cima já correu o mundo de lés a lés; até já foi publicada n' "O Dolicocéfalo" em data que não recordo. O título é "Almoço no Arranha-Céus". Alegadamente, são trabalhadores da construção do Rockfeller Center, em Nova Iorque, a almoçar displicentemente a 260 metros de altura e foi feita no dia 20 de Setembro de 1932. É propriedade da agência fotográfica "Corbis" e é, até hoje,  a fotografia mais solicitada à agência.
Na realidade, há coisas mal explicadas, como indica uma investigação conduzida por dois irmãos, Sean e Eamonn O'Cualain, autores de documentários para os media, que encontraram na Irlanda uma pista para o contacto com um descendente das personalidades que figuram nas duas extremidades: tio, o da esquerda, e pai, o da direita, então imigrantes recentes da Irlanda nos Estados Unidos.
O aspecto casual da reunião e do almoço naquela situação é pose artificial para efeitos de publicidade. Os figurantes são gente corajosa e audaciosa que precisava de dinheiro em situação de depressão económica. Há mais fotografias—havia mais fotógrafos, também eles corajosos—quase simultâneas, coisa impossível de fazer por um só fotógrafo, dadas as características das máquinas do tempo. É o que se pode chamar a hoax picture.
Aliás, há mais imagens do género, por exemplo na construção do Empire State Building, que não sei se também são hoax pictures e pode ver aqui.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário