sexta-feira, 24 de maio de 2013

BIG-BANG IORUBÁ

.

De acordo com o povo Iorubá, da África Ocidental, Olorum, Dono do Céu, olhando para a Terra e vendo os pântanos sem vida, pediu a outra divindade para mandar cá abaixo a concha de um caracol, com uma pomba, uma galinha e um bocado de terra dentro. A terra foi espalhada sobre os pântanos e a pomba e a galinha debicaram nela até o solo se tornar sólido e fértil. Para testar o facto, Olorum enviou um camaleão que, de azul passou a castanho, confirmando que o trabalho estava feito.
É estúpido e tem piada? Sim senhor. De um lado da Terra ao outro, contam-se―ou contaram-se―histórias assim ou parecidas. Não há nenhuma melhor que a outra: são todas de carregar pela boca.
Agora, nos países finos e aromáticos, há a história do Big-Bang. Esta é mais pacífica e consensual, se excluirmos os criacionistas. O problema actual é Big-Bang versus Olorum. Terá sido ele que fez a esfera de raio zero, com toda a massa e energia do universo lá dentro? Para ser franco, acho que custa mais a perceber isso que o Big-Bang  dos iorubás!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário