domingo, 24 de fevereiro de 2013

A CHISPA DO GÉNIO

.

O literalmente impagável António Borges, que defendeu o aumento da TSU para os trabalhadores e a redução urgente de salários, falou ontem na Pastoral Social para nos dar a inédita e inesperada informação que a distribuição dos sacrifícios pedidos aos portugueses não tem sido equitativa. Fica-se de boca aberta com o génio e como conseguiu ele chegar a tão oculta verdade. Borges é professor de Economia—condição que gosta de recordar não vá alguém omitir a competência—mas, mesmo assim, é difícil perceber como lobrigou  o facto. Isto é, eu e provavelmente os leitores não sabemos se é verdade, mas dita pelo Borges, é-o seguramente porque ele é professor.
Mas o oráculo disse mais. Segundo ele—oráculo—"houve quem beneficiasse muito com esta política—e não foram os mais pobres—e houve também quem ficasse prejudicado em termos relativos e quem acabasse por ver a sua situação piorar ao longo do tempo". Estão a ver? É de cair de cu com tanta argúcia!
Borges não é um teórico. Borges é um académico com as mãos literalmente metidas na "massa". Daí decorre a importância da sua opinião. Por isso, paremos para reflectir e, caso se verifique a correcção do raciocínio, acabemos com essa ideia que prolifera por aí de que a crise só tem prejudicado os ricos e beneficiado os pobres. 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário