terça-feira, 20 de novembro de 2012

A AURORA DA CIÊNCIA

.


De acordo com um mito chinês da criação, de 600 anos antes de Cristo, Phan Ku, o "Gigante Criador", emergiu dum ovo e começou a criar o universo, talhando montanhas e vales com um cinzel. A seguir fez o Sol, a Lua e as estrelas no céu e morreu. A morte era essencial para a criação porque partes do seu corpo ajudaram a acabar o mundo. O crânio formou a abóbada celeste, a carne o solo, os ossos as rochas e o sangue deu origem a rios e mares. O último suspiro criou o vento e as nuvens e o suor transformou-se em chuva. Os cabelos caíram na Terra criando a vida vegetal e os piolhos que tinham geraram o homem. Como devemos a vida à morte de Phan Ku, estamos tristes por isso para sempre.
Muitas civilizações primitivas tinham explicações do mesmo tipo, e em todas há intervenção de seres com estatuto de deuses, ou coisa próxima, e a contestação da doutrina era considerada heresia. Foi assim durante muito tempo, até ao Século VI AC, quando os filósofos tiveram margem de tolerância para apresentar teorias próprias e abandonar explicações mitológicas.
Uma das primeiras conhecida era de Anaximandro de Mileto que dizia, entre outras coisas, ser o Sol um buraco num anel de fogo que circundava a Terra e girava em torno dela, explicando a sucessão do dia e da noite, o mesmo acontecendo com a Lua e as estrelas.
Segundo outro filósofo, Xenófanes de Colofon, a Terra exalava combustível durante a noite até atingir o ponto crítico de concentração, quando se verificava a sua ignição e o nascer do dia; dia que durava até à exaustão do combustível, dando origem à noite.
O referido não significa que os filósofos não acreditassem em divindades. Simplesmente pensavam que o mundo tinha de ser compreendido de forma independente de mitos religiosos. Foi o alvorecer da ciência e a eles se deve a jornada até à teoria do Big-Bang. Vinte e sete séculos depois, o caminho está aplanado para a ciência, embora não completamente liso—aqui e ali, até nos Estados Unidos, o País mais diferenciado cientificamente no mundo, ainda há eructações conservadoras, mais ou menos mitológicas. É pena.
.

1 comentário:

  1. Very great post. I simply stumbled upon your blog and wished to mention that I have truly enjoyed browsing your blog posts.
    In any case I will be subscribing for your rss feed and I hope you write once more very soon!
    Visit my blog ... youtube views stuck

    ResponderEliminar