sábado, 21 de julho de 2012

O SER MAIS INTELIGENTE DO UNIVERSO

.
.
O homem — e a mulher, claro! — é o ser mais inteligente do universo. Pelo menos assim pensa o próprio e, na realidade, ainda não apareceu ninguém desta ou outra galáxia a fazer mais faísca. Mas a inteligência do homem — e da mulher, claro! — tem pontos fracos, isto é, inclui algumas burrices. As emoções toldam-lhe a acutilância intelectual e, com excepção de Baptista Bastos e poucos mais, fazem-no cair no erro, na visão distorcida da realidade e da verdade suprema. Aí, tem comportamentos estranhos.
Para compreender melhor do que falo, sirvo-me dum exemplo. Imagine-se um cancro raro, que aflige 1% da população em cada ano, o que se chama incidência. E imagine-se igualmente uma análise para detectar esse cancro que acerta em 79% dos casos, ou seja, em cada 100 pessoas com resultado positivo, 79 têm o cancro e 21 não têm — os falsos positivos. Portanto, se eu tenho a análise positiva, tenho 79% de probabilidade de ter o cancro. Certo? 
ERRADO!
Está o cálculo errado porque é preciso entrar em conta com a incidência e, fazendo as contas como diria António Guterres, a probabilidade de ter o cancro é só de 4,6%! Percentagem ainda preocupante, mas muito inferior a 79%. A emoção desencadeada por um raciocínio enviesado pode interferir com a inteligência e dar mau resultado. 
Por exemplo, o impacto público dum atentado terrorista num avião mata uma ou duas centenas de pessoas, coisa mais que dramática. Mas diariamente morre mais gente em condições igualmente trágicas, embora em grupos separados, e o mundo fica impávido.
Por isso, são tomadas medidas desproporcionadas para evitar os eventuais ataques do terror a aviões. Sabia que a probabilidade de morrer num ataque desses, mesmo sem as medidas adoptadas actualmente, é bem menor que a de morrer em actividades quotidianas, como conduzir o automóvel, viajar num comboio suburbano, subir no elevador, ou atravessar a rua? E, suprema ironia, aquela probabilidade é também menor do que a de morrer vítima de cancro induzido pelas máquinas de visualização de imagens de alguns aeroportos!
Quem entende e aceita isto? Ninguém!!!
O homem — e a mulher, claro! — é o ser mais inteligente do universo! Está a ver?
.

Sem comentários:

Enviar um comentário