segunda-feira, 23 de julho de 2012

'CURIOSITY ROVER'

.

.
O "Mars Science Laboratory", mais conhecido por " Curiosity Rover", é uma complexa cangalhada lançada pela NASA em 26 de Novembro do ano passado, apontada a Marte, onde fará pesquisas geológicas. Se tudo correr bem, aterra no planeta vermelho daqui a 13 dias, 8 horas e 30 minutos (escrevo às 22H02). E digo se tudo correr bem porque a regra com as expedições a Marte tem sido o fiasco.
Já foram feitas 42 tentativas para lá chegar e apenas 17 o conseguiram, incluindo missões americanas e russas. Algumas nem arrancaram da rampa de lançamento, borregando logo ali, nomeadamente as duas primeiras na antiga União Soviética. Outras perderam-se no caminho e andam por aí à deriva. A actual está bem encaminhada — por enquanto — mas tem agora enorme desafio que é a aterragem. Viaja a "Curiosity" a 18.000 km por hora e embora a atmosfera de Marte seja muito ténue (semelhante à da Terra a 30 km de altitude), o aquecimento vai ser colossal, como diria Víctor Gaspar, ou Passos Coelho  não interessa. Por outro lado, a atmosfera tão ténue não serve muito bem para travar: têm de ser utilizados jactos para o efeito, mas está tudo claro no vídeo aqui em cima.
Resta acrescentar que as ordens enviadas da Terra via rádio, incluindo para a operação de aterragem, têm de partir com cerca de 14 minutos de antecedência, tempo necessário para chegarem a Marte à velocidade da luz ( 300.000 km por segundo). Tudo para além da imaginação de Júlio Verne!

(Clique em "CC" para ler legendas em inglês)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário