domingo, 24 de junho de 2012

CRATERA LUIZI

.
.
A fotografia em cima  foi feita no passado dia 2 de Junho pelo satélite "Earth Observing-1", da NASA, e mostra a Cratera Luizi, na República do Congo, com a cor natural, sem retoques.  Tem 17 km de diâmetro máximo e 2 km de diâmetro mínimo. Na parte superior existe uma orla a toda a volta com 350 m de altura e a superfície interna está parcialmente coberta de vegetação.
Descoberta em 1919 por geólogos alemães, não despertou grande interesse, sobretudo por ser de muito difícil acesso.  Só em 1990, depois de fotografada por um satélite, se organizou a equipa que tem procedido ao estudo da estrutura geológica e publicou os resultados o ano passado.
A análise das rochas encontradas demonstra que se trata da  cratera resultante do impacto de um meteorito com cerca de 1 km de diâmetro, deslocando-se à velocidade de 72.000 km/hora. O impacto terá ocorrido há 575 milhões de anos, 300 milhões antes do aparecimento dos primeiros dinossauros.
Ao contrário de outros planetas, que só têm crateras por impacto de meteoritos, na Terra, dada a existência de placas tectónicas, as crateras podem ter outras origens, nomeadamente vulcões. O estudo das rochas presentes no local é indispensável para perceber como se formaram, como aconteceu com esta.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário