segunda-feira, 19 de março de 2012

FALHAR LIBERTA O SUCESSO

.
.

Em quase tudo na vida, falhar é insucesso. Será? Talvez não! Depende do que falha e em que circunstâncias. Na ciência, aprende-se quase tanto, ou tanto, ou mesmo mais, com os falhanços que com o êxito. O investigador observa o fenómeno, formula a teoria, faz a experiência e esta mostra que a teoria está errada. Insucesso ou sucesso? Depende. Primeiro é sucesso porque o investigador fica a saber que a teoria boa não é aquela. Depois porque, se for divulgada a experiência, isso traz informação útil para quem trabalha na mesma área. Por isso, toda a investigação com resultados negativos devia ser divulgada na imprensa científica pela precisa razão de ser fracassada e inconclusiva. Finalmente, porque ciência é saber como as coisas funcionam, e também como não funcionam.
Uma das maneiras de melhorar qualquer sistema é levá-lo ao limite da capacidade, até colapsar. Tal faz-se frequentemente com software. O falhanço do sistema é neste caso a queda para a frente, ou para cima, porque permite colmatar pontos fracos.
O referido aplica-se a quase tudo na vida - à arte, ao desporto, à política, à tecnologia, ao ensino, ao jornalismo e muitas coisas mais. Curiosamente, falhar é conotado quase sempre com fraqueza, insucesso, infelicidade, estupidez e outras desgraças. Engano. Mostra a experiência que falhar é aprender. Falhar liberta o sucesso. Afinal, os espíritos superiores aprendem sempre com a asneira.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário