segunda-feira, 12 de março de 2012

CONTROL YOUR SPOTLIGHT

.
Nos anos 60, o psicólogo Walter Mischel fez uma experiência curiosa com crianças de 4 anos, que era mais ou menos como segue.  Num pequeno quarto, com uma mesa e cadeiras, colocou várias guloseimas e disse a cada petiz que podia comer uma delas de imediato; mas, se quisesse esperar algum tempo sem comer nada enquanto ele se ausentava por minutos, quando voltasse, podia comer duas guloseimas.
A grande maioria optou por esperar, mas quase todos desistiram e comeram o doce antes dele regressar. Na época, dizia-se que a capacidade de resistir à tentação de satisfazer o desejo dependia da força de vontade. Mas, depois de observar centenas de crianças submetidas ao teste, Mischel constatou que as capazes de esperar tinham em comum o facto de desviarem a atenção dos doces, ocupando-se com coisas como brincar debaixo da mesa, cantar, ficar com os olhos fechados, e mesmo tentar dormir. Isto é, não havia força de vontade nenhuma envolvida. O que havia era desvio da atenção para outra coisa. E chegados aqui, é preciso valorizar este facto que pode ter significado importante.
O psicólogo observou novamente as crianças quando já eram jovens estudantes de 17 anos, ou seja, 13 anos mais tarde; e constatou que os incapazes de resistir à tentação dos doces tinham mais problemas comportamentais, em casa e na escola, dificuldade de fixar a atenção e rendimento escolar claramente inferior aos outros. Mischel interpretou isto como fruto de não conseguirem controlar o que chamaremos o foco da atenção. De acordo com este ponto de vista,  o sucesso ou insucesso, a felicidade ou infelicidade, a realização pessoal ou a não realização, dependem do modo de focarmos, e  em que focamos, a atenção durante a vida. Na realidade, vivemos num mundo com informação excessiva. Parece estúpido dizer isto, mas a verdade é que ninguém consegue dominar tanta informação. E, ou sabemos fazer as escolhas certas, ignorando o supérfluo, ou somos afogados num mar de coisas inúteis que nos distraem e atrapalham.  É indispensável a norma anglo-saxónica: control your spotlight. Tal e qual!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário