sábado, 24 de março de 2012

Ó LUA QUE VAIS TÃO ALTA

.


Ó lua que vais tão alta,
Redonda como um tamanco!
Ó Maria, traz cá a escada,
Que eu não chego lá c'um banco.

Acredita-se que a Lua se formou na sequência do impacto na Terra dum corpo celeste do tamanho de Marte. O material projectado do nosso planeta como resultado do choque condensou-se noutro corpo, formando um satélite. Isto terá acontecido 60 milhões da anos depois da formação da Terra que tem 4,3 mil milhões. Mas há dúvidas se Terra e Lua são um sistema planeta/satélite ou um de duplo planeta. Em boa verdade, a Lua não orbita a Terra, mas sim o Sol em conjunto com a Terra, como acontece com os sistemas duplo planeta.
Está a 384.000 km de distância média da Terra, embora isso varie de 356,410 km (perigeu) a 406.700 km (apogeu). Mas a sua órbita está em expansão. Há mil milhões de anos estava só a 200.000 km e levava apenas 20 dias a circundar a Terra. As marés eram muito mais fortes, dada tal proximidade. Também nessa altura, o dia na Terra tinha só 18 horas, em vez das 24 actuais.
Dá uma volta completa em volta do seu eixo em 27 dias e 8 horas, o mesmo tempo que leva fazer a circunvolução da Terra. Por isso, como é sabido, mostra sempre a mesma face aos terráqueos.
Porque não tem atmosfera, o céu visto da Lua é sempre negro, mesmo na face voltada para o Sol. Também porque não há ar, onde se propagam as ondas sonoras, o silêncio é total. Não há vizinhos a chatear com o rádio nem com a televisão. E, ainda porque não tem atmosfera para a defender dos meteoros, a superfície está crivada de crateras – parece um queijo suíço! Como não há atmosfera nem vento, nem água corrente, nem terráqueos a terraplanar (ou lunaplanar?), não há erosão e as crateras só mudam quando há novo impacto de meteorito.
Falando da superfície, na face voltada para a Terra há vários maria; não homónimos de Maria Cavaco Silva, mas maria plural de mare. Na realidade, são grandes planícies, mas os antigos astrónomos julgavam serem mares. A primeira alunagem deu-se no Mar da Tranquilidade, em 1969. Há pouquíssimos maria na face oculta, mas não se sabe porquê.
A gravidade é 17% da da Terra, o que significa que um humano com 90 kg só pesa 15,3 kg na Lua. É a mais expedita maneira de perder peso que se conhece, mas não é facilmente factível.

Cinco vezes a Lua se escondera
E outras tantas mostrara cheio o rosto,
Quando a cidade, entrada se rendera
Ao duro cerco que lhe estava posto.

(Vasco da Gama relata ao rei de Melinde a tomada de Lisboa)
Camões: “Os Lusíadas”, Canto III

[...]
Mas fez maior milagre a natureza
Em vós, Senhoras, pondo em cada uma
O que por todas quatro repartiu.

A vós seu resplendor deu Sol e Lua:
A vós com viva luz, graça e pureza,
Ar, Fogo, Terra e Água vos serviu.

Camões: “Sonetos”
(Ah ganda Camões!)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário