sábado, 16 de julho de 2011

AINDA O ÉTER DAS AGÊNCIAS DE 'RATING'

.
Há dias, escrevia eu sobre o critério científico das agências de notação do crédito, especialmente da Moody’s, o seguinte:

[...] A Moody’s tem o palpite que Portugal não vai lá porque a Grécia também não deve ir e nós somos quase tão aldrabões como os gregos. É mais ou menos isto, com números, tabelas e gráficos à mistura, eventualmente algumas equações, muitas potências, se possível negativas, e uma ou outra integral para dar ar científico.
Eu, olhando para Portugal, para o défice, e para esta República a caminho do socialismo, também tenho o palpite que não vamos lá. O parecer da Moody’s pode ter motivações obscuras para favorecer empresas de que é accionista, para atacar o euro e proteger o dólar, para levar a Europa à bancarrota, blá, blá, blá. Não sei; mas de uma coisa tenho a certeza: o critério científico da Moody’s é exactamente igual ao meu.

Outro dia, depois de referir a história da teoria de que a luz se propagava com apoio de um meio material, o éter, coisa sem pés nem cabeça, totalmente destituída de prova científica, escrevi:

[...] Chegado aqui, e era aqui que queria chegar, pergunto: que quantidade de éter existe nos critérios das agências de notação do crédito. Isto é, a Moody’s trabalha apoiada em éter? Mesmo admitindo que usa boa fé, quanto é que o éter pesa nas suas avaliações?
Andam Portugal e a Europa  envolvidos numa luta com a Moody’s porque a Moody’s usou o éter no nosso País, e prepara-se para usar o éter também na Itália; e ninguém pergunta à Moody’s qual é a percentagem da sua opinião que não é éter. [...]

Hoje tenho o prazer de ler que Joseph Stiglitz, Prémio Nobel de Economia em 2001, que dirigiu o Conselho dos Consultores Económicos da Presidência norte-americana no tempo de Bill Clinton, e o Banco Mundial, professor da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, não acredita na capacidade dos recursos humanos das agências de rating para fazer avaliações credíveis. Stiglitz afirmou mesmo que "normalmente as suas avaliações não têm qualquer fundamento científico".
Em suma, independentemente de eventuais interesses obscuros, que nem são o mais importante do problema, o âmago da questão, aquilo que verdadeiramente preocupa, é que o éter domina aquela gente. Tive em tempos oportunidade de viajar com um desses analistas, americano, com quem jantei algumas vezes num navio de cruzeiro, e a sua conversa tresandava a éter quase até à anestesia! Agências de rating? Fundamento científico?!!!... Não brinquem!!!...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário