sexta-feira, 29 de abril de 2011

VALENTINA LISITSA

.
.
“La Campanella” é o nome corrente do terceiro de seis estudos para piano, da autoria de Liszt – os seis grandes estudos de Paganini - baseados em seis obras de violino de Paganini. Por isso se fala dos estudos Paganini-Liszt, designação muitas vezes mal compreendida.
E já que falamos disso, resta acrescentar que o estudo  é uma peça destinada a exercitar habilidades técnicas específicas do intérprete na execução de um instrumento a solo.
Valentina Lisitsa parece não precisar muito de exercitar seja o que for, dado o seu portentoso virtuosismo, cuja apreciação não é consensual. Há quem goste, mas há também quem ache que o virtuoso faz números de circo, ou coisa parecida, sem grande sensibilidade artística, isto é, sem pôr criatividade emocional na execução - são opiniões, parece-me. Opiniões respeitáveis, mas opiniões.
Do lugar dos ignorantes onde me sento, acho as interpretações de Valentina Lisitsa extraordinárias. Podemos ouvir a seguir a sua interpretação da peça "Für Elise", de Beethoven, em que não há circo nenhum e é lindíssima - 1.511.630 exibições no YouTube!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário