sábado, 16 de abril de 2011

'CUTTY SARK' E 'THERMOPYLAE'

.

"Cutty Sark"

"Cutty Sark" é um whisky. É verdade. Mas a marca, como é do conhecimento geral, foi inspirada pelo nome de um clipper. E o que era um clipper? Era um navio mercante de grande porte e muito rápido. Rapidez para quê? Por exemplo, para transportar chá da primeira colheita de cada ano, da China para Inglaterra - a “corrida do chá”, que era comercialmente importante ganhar.

O "Cutty Sark" fez a primeira viagem para a China em Fevereiro de 1870. Na corrida de 1872, saiu de Xangai ao mesmo tempo que o seu rival "Thermopylae" mas, devido a uma avaria no timão, acabou por ser ultrapassado por este duas semanas depois, chegando a Londres com oito dias de atraso. Falo nisto porque os dois navios tiveram relação com Portugal.
Com a navegação a vapor, a passagem pelo Canal de Suez tornou-se possível e o transporte do chá por veleiros acabou. O "Cutty Sark" foi vendido e quem o comprou foi a empresa portuguesa Joaquim Antunes Ferreira & Cª, por 1.250 libras esterlinas. Recebeu o nome de "Ferreira" e assim navegou, com a bandeira nacional, durante 27 anos.
Em 1922 foi comprado por ingleses e transformado em navio de recreio, acabando como navio museu em 1954.
O “Thermopylae” terminou os seus dias na mão de portugueses, como navio escola da Marinha Real, com o nome de “Pedro Nunes”. Entrou a barra do Tejo em 29 de Maio de 1896 e foi afundado, propositada e alarvemente, com um torpedo ao largo de Cascais, num festival marítimo em 1907, depois de ter sido decidido abatê-lo ao efectivo – património histórico destruído numa paródia!
.

..
À direita, o "Thermopylae" sai do porto de Foo Chow, e aqui em cima o "Pedro Nunes" ao ser torpedeado em Cascais
.

Sem comentários:

Enviar um comentário