quinta-feira, 31 de março de 2011

UMA OPINIÃO

.
 .
Opiniões são visões individuais, frequentemente discutíveis porque baseadas em conceitos parciais, com objectividade relativa, ou seja, muito subjectivas. Mas é bom conhecer opiniões, especialmente dos qualificados. Gregory Paul é investigador independente em paleontologia, evolução, religião, e sociedade, autor de dois livros de sucesso: “Predatory Dinossaurs of the World” e “Dinossaurs of the Air”, e escreveu isto:
O problema teórico do nosso planeta é que não foi planeado inteligentemente. Tal leva ao problema físico – porque a Terra é um acidente natural, é uma armadilha mal construída potencialmente fatal.
Sob o ponto de vista do quotidiano, há o facto horrível  - até há dois séculos - da razia da juventude, com cerca de metade dos habitantes a morrer na infância, e cerca de 50 mil milhões de mortes prematuras por doença.
Do ponto de vista do acidental esporádico, há as placas tectónicas. De certo modo boas para as pessoas, porque na sua ausência não teria havido formação de continentes, o sistema é fatalmente defeituoso. Tivessem as placas sido projectadas com algum senso, lisas e suaves, e deslizariam como seda umas em relação às outras. Não desencadeariam terramotos e ninguém, além dos geólogos, daria por elas.
Mas, ainda assim, terramotos e tsunamis não são os grandes responsáveis pela morte de pessoas. Calcula-se que, nos últimos mil anos, vitimaram 10 milhões, uma gota de água no oceano das mortes prematuras. Mesmo considerando o conjunto de terramotos, tsunamis, tempestades, incêndios, cheias, e por aí fora, é ainda a doença que dá a maior contribuição para a desgraça da humanidade.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário