segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

HENRY VIII FASHION

.
.
.

Henrique VIII foi uma ternura: Rei de Inglaterra de 1509 a 1547, casou e descasou incontinentemente e, por causa disso, zangou-se com o Papa, declarou-se representante de Cristo na Terra e promoveu o cisma que levaria ao advento da Igreja Anglicana. No seu reinado houve um estilo de vestir: uma moda, sim senhor. Não vou entrar nos pormenores femininos, por ser matéria da maior e mais alta complexidade - já antes de Henrique VIII era e continua a ser nos nossos dias - mas apontar duas ou três características da forma como os machos se cobriam.

Olhando de cima a baixo o modelo da figura, vemos o chapéu tipo objecto voador não identificado, a grande moda do reinado. Depois, o casaco com chumaços nos ombros que davam para encher três colchões, a camisa de gola muito subida, esboçando o que viria a ser o colarinho, e bordada a seda, preta neste caso.

Mas verdadeiramente notáveis são os sapatos, muito avançados: olhando para eles e para os actuais, constata-se enorme retrocesso na arte da sapataria. Repare-se como eram altos e largos à frente, de modo a deixar os dedos do pé mexer e gesticular sem apertos. Seguramente, não havia joanetes, unhas encravadas e calos, nem infecções por fungos nos espaços inter-digitais, de tão arejados que eram.

Se me fosse dado usar alguma das roupas do tempo de Henrique VIII, duas coisas não dispensava: o chapéu voador e as chanatas.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário