terça-feira, 17 de agosto de 2010

LITURGIA DO MARTELO


Lemos em alguns periódicos que o sr. prior da freguesia da Encarnação acaba de furar as orelhas de uma santa que tinha na sua igreja para lhe pôr brincos.
Parece-nos que este senhor eclesiástico abusa das suas relações com as santas a ponto de proceder com elas de um modo como não desejaria talvez que elas procedessem com s.ex.ª ...
Como quer porém que seja, e admitindo-se mesmo que o sr. prior tenha o maior prazer deste mundo em que lhe façam furos no corpo, entendemos que sua excelência introduz no culto uma reforma arrojada, posto que extremamente simplificativa, substituindo as antigas manifestações de reverência e de respeito devidas às sagradas imagens - as genuflexões, o incenso, a missa cantada, a novena e o panegírico - pela verruma!
Isto infunde nos fiéis um certo desalento, porque começa naturalmente a lavrar entre eles o receio que o sr. prior, adoptando definitivamente o seu novo sistema litúrgico, resolva de repente, um belo dia - em vez de pregar-lhes sermões - principiar a pregar-lhes pregos!
.
Ramalho Ortigão in “As Farpas”
.

Sem comentários:

Enviar um comentário