sexta-feira, 16 de julho de 2010

GOLFO DO MÉXICO E OUTROS LIXOS


A BP está na mó de baixo. A braços com a bronca monumental da fuga de petróleo no Golfo do México, que está a poluir toda a região e a causar prejuizos económicos incalculáveis, é agora também acusada pelos Estados Unidos de ter pressionado as autoridades inglesas para libertarem Al-Megrahi, responsável líbio pelo abate do avião americano em Lockerbie.
A libertação de Al-Megrahi, para morrer em casa, ocorreu em 2007, ano do contrato da BP com a Líbia, no valor de 900 milhões de dólares. A companhia fez sentir ao governo trabalhista de então que atrasar a liberdade do líbio podia comprometer o negócio.
São todos boas prendas: os americanos lançam o labéu porque querem amachucar a BP que os está a sujar com o petróleo destinado maioritariamente aos depósitos dos carros deles; a BP porque foi negligente com o furo do Golfo do México e parece andar a fugir com o rabo à seringa; e também porque se está a marimbar para as famílias das vítimas de Lockerbie, interessando-lhe apenas o dinheirinho ganho na Líbia; e o governo trabalhista, com muita retórica anti-terrorista, a libertar bandidos porque tal traz proventos para Sua Majestade e seus súbditos.
Belo mundo este!...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário