quinta-feira, 29 de julho de 2010

AL AJILLO

.
Duas colónias de um camarão raro, o Triops cancriformis, foram encontradas no Reino Unido. E que interessa isso? - perguntará quem tem a pachorra de me ler. Interessa alguma coisa e passo a explicar porquê.
Os fósseis mais antigos do T. cancriformis têm mais de 200 milhões de anos. São do tempo dos primeiros dinossauros. E a avaliar pelos estudos, o crustáceo mantém-se igualzinho ao dessa época – é provavelmente, o animal mais antigo do planeta. O homem, com menos de meia dúzia de milhões, tem, no mínimo, de lhe tirar o chapéu; sim senhor!
A extraordinária resistência do camarão deve-se à característica dos ovos: quando os locais onde a espécie vive secam, ficam lá centenas ou milhares capazes de resitir muitos anos viáveis; e, encontrando condições favoráveis, renovam a espécie rapidamente, pois os camarões tornam-se maduros e reproduzem-se em muito pouco tempo.
Investigadores da Universidade de Glasgow recolheram lama em volta do local onde haviam sido encontrados camarões. Foi desidratada, re-hidratada, e colocada em aquários. Com grande surpresa, viriam a encontrar um grande camarão a nadar numa das tinas duas semanas mais tarde.
Acabámos de conhecer o decano dos animais do Planeta. Merece o nosso respeito. Nem pensar o contrário; e imaginar camarões al Ajillo, ainda menos...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário