sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

WATER, WIND AND SUN – WWS – O FUTURO EM TRÊS LETRAS



Actualmente, o consumo energético máximo mundial num dado momento é da ordem dos 12,5 biliões de watts (um bilião é um milhão de milhões), ou 12,5 terawatts (TW). Prevê-se que em 2030 aquele número suba para 16,9 TW, em consequência do aumento da população e da melhoria das condições de vida. Mantendo-se o actual figurino de produção energética, serão necessárias 13.000 novas grandes centrais a carvão, sendo preciso contabilizar a superfície dessas unidades com a superfície das novas minas de carvão que terão de ser activadas.
Se a energia produzida em 2030 fosse toda renovável, seriam exigidos apenas 11,5 TW, menos que actualmente. A energia consumida nos veículos automóveis resulta da combustão de gasolina e gasóleo e só 17 a 20% é convertida em movimento, dissipando-se o resto sob a forma de calor. Num veículo movido a electricidade, 75 a 86% da energia é convertida em movimento. Essa a razão da diferença.
E não é muito complicado produzir só energia renovável. O Prof. Mark Z. Jacobson, da Universidade de Stanford, já fez os cálculos no seu departamento e tem resultados interessantes naquilo a que chama “Plano Verde”.
Assim, até 2030, 40% dos 11,5 TW poderiam ser produzidos a partir do Sol, quer em centrais fotovoltaicas, quer em concentradores do calor solar que aquecem água para accionar turbinas. Seriam necessárias 89.000 novos geradores, incluindo os painéis instalados em telhados de habitações.
O vento forneceria 51% das necessidades se 3,8 milhões de turbinas eólicas fossem construídas. Para quem achar este número enorme, recordo que anualmente são construídos 73 milhões de automóveis e veículos de transporte ligeiros. Considerando o espaço entre as torres, tal parque ocuparia 1% da superfície da Terra, sendo que aquele espaço pode ser aproveitado para a agricultura, pecuária e navegação, nos oceanos.
Os 9% restantes seriam gerados nas centrais hídricas. São necessárias 900 para isso, mas 70% delas já existem.
O estudo mostra ainda a coisa mais surpreendente, que é a capacidade potencial da reserva verde. O Prof. Jacobson estima que podem ser produzidos 580 TW a partir do Sol, 40 a 85 do vento, e 2 da água. Isto faz um total de 667 TW! Recorde-se que a necessidade para 2030 é de 11,5 TW!

Sem comentários:

Enviar um comentário